As 4 melhores praias de Itajaí
Para quem está fazendo um roteiro de férias, separamos as 4 melhores praias de Itajaí para que você possa conhecer e ir preparado para aproveitar o máximo possível os passeios.
É importante ressaltar que a cidade vem a cada dia se destacando mais no setor de turismos, principalmente por conta de suas incríveis praias.
Para você entender melhor os motivos pelos quais os turistas estão preferindo ir para Itajaí, conheça as 4 melhores praias da cidade, além de outros pontos turísticos interessantes.
As 4 melhores praias de Itajaí
Em Itajaí há poucas praias, sendo possível percorrer quase todas em apenas um dia, claro se for algo corrido que não é o que um visitante de férias quer.
Para que você possa aproveitar de verdade e curtir a praia com amigos e família, o ideal é que você separe um dia para cada praia que vamos apresentar nesse post.
Além disso vale destacar que o acesso as praias do município de Itajaí são bem tranquilas principalmente pelo fato de que as mais famosas ficam em perímetros urbanos.
Sendo assim, para que você possa conhecer melhor, separamos algumas informações sobre as 4 melhores praias de Itajaí.
Praia do Atalaia
Bem próxima ao centro da cidade, cerca de 5 km, essa praia não é necessariamente urbana, mas também não é uma praia inexplorada ou selvagem.
Localizada entre dois pontos turísticos que mencionaremos mais adiante, o Molhe do Itajaí, ou como é mais conhecido, Molhe da Barra, e o Bico do Papagaio, podemos afirmar que a praia do Atalaia é um dos destinos ideais para quem quer curtir a tranquilidade.
Além de ter uma faixa de areia espaçosa, as ondas nessa praia são constantes, por isso ela é bem procurada por sufistas.
Quando o mar está mais calmo, é possível encontrar famílias curtindo alguns momentos no mar, ou brincando na areia.
Vale ressaltar que por mais que se tenham constante ondas, elas não ficam quebrando de maneira violenta, o que deixa a praia ainda mais propícia para quem quer curtir com a família toda.
Outra característica bem interessante é o fato de que, por características bem particulares da sua formação natural, a praia se divide em três partes.
Sendo assim, no seu canto direito você poderá aproveitar a sombra natural, porém nenhuma estrutura, ao meio terá um quiosque na praia, e no lado esquerdo o molhe, onde não existe nem sombra e nem quiosque.
Praia do Jeremias
A cerca de 500 metros da praia do Atalaia está a praia do Jeremias, porém elas não se conectam a mesma faixa de areia.
Por mais que ela tenha uma paisagem exuberante, a praia não é ideal para passar o dia, sendo mais comum que os turistas avistem a mesma através do Bico de Papagaio, local que possui um mirante.
Esse ponto turístico que vamos explicar mais detalhadamente mais a frente, é um dos mais visitados de Itajaí, para quem gosta principalmente de tirar fotos.
Praia Cabeçudas
Uma das mais famosas praias e mais procuradas pelos turistas, não poderíamos deixar de colocar a Praia de Cabeçudas nessa lista.
A praia está em um local bastante residencial, mas ainda assim, é possível encontrar alguns comércios que são importantes no cotidiano.
A praia também ganha muito destaque por conta de sua orla muito bem cuidada, o que proporciona momentos agradáveis para os seus visitantes, valendo a pena uma caminhada nos 800 metros de extensão da mesma.
Por mais que seja famosa, a praia fica bastante desertar quando é baixa temporada, podendo o visitante encontrar apenas os moradores caminhando na localidade.
Em relação a lugares para comer e beber, você poderá encontrar alguns quiosques no lado oposto da orla, mas, na mesma avenida, proporcionando maior comodidade para os visitantes.
Praia da Solidão
Também conhecida como praia do Morcego, ela com certeza é uma das mais bonitas de Itajaí, porém para chagar até ela é preciso um pouco mais de força de vontade para chegar lá.
A Praia da Solidão fica entre morros que estão cobertos por vegetação de Mata Atlântica, e entre as praias de Cabeçudas e Brava.
Ela trata-se de uma praia pequena, com ondas bastante intensas, além de não ter nenhuma estrutura, mas vale a pena conhecer a mesma, mesmo que seja para ficar por pouco tempo.
Onde fica Itajaí?
Ela fica em uma região do litoral norte do estado de Santa Catarina, a uma distância de cerca de 94 km de Florianópolis e bem próximo a Balneário Camboriú.
É possível chegar em Itajaí pelo Aeroporto dos Navegantes, e seguir para a cidade através de um transfer.
Além disso, você pode também ir de ônibus, chegando atém o terminal rodoviário de Itajaí, ou de carro pela rodovia que passa na cidade.
O que fazer em Itajaí?
Além dessas praias incríveis, há outras atividades que poderão ser feitas em Itajaí que encantará o visitante, como vamos conhecer a seguir.
Morro da Cruz
Esse é um ponto turístico que possui um mirante onde é possível observar de cima tanto a cidade como também o mar, sendo um espaço ideal para quem gosta de ter uma vista panorâmica da cidade que está visitando.
Ele é um excelente lugar para levar toda a família, principalmente pelo fato de que o visitante tem acesso fácil ao local através de carro, podendo estacionar gratuitamente o seu veículo.
Píer de Itajaí
Esse é o único píer turístico do país, por isso é muito visitado pelos turistas que passam pela cidade.
Esse é um dos principais pontos de apoio do litoral de Santa Catarina, senão o mais importante, uma vez que é por ele que passam cruzeiros e navios de carga.
Molhes da Barra
Construído logo no início dos anos 20, para proporcionar um acesso mais seguro a cidade de Itajaí, o Molhes da Barra se tornou um dos pontos turísticos mais visitados do município.
Com uma extensão de 800 metros, no fim do percurso é possível avistar um farol pequeno que auxilia a guiar as embarcações que passam pelo local.
Museu Histórico de Itajaí
Também conhecido como Palácio Marcos Konder, é um edifício do início do século 20 art-nouveau.
O Palácio é bem preservado e abriga uma coleção de cerca de 2 mil peças entre documentos, uniformes militares de época, rádios antigos e fotografias.
Para quem gosta de um passeio gratuito e que oferece a oportunidade do visitante conhecer melhor a cidade, essa é uma excelente alternativa.
Mercado público Municipal
Se está em Itajaí, não deixe de dar uma passada no Mercado Público Municipal da cidade, que fica bem no centro em um edifício do ano de 1917.
Lá, além de restaurantes maravilhosos, é possível encontrar lembrancinhas e produtos regionais em barracas de artesanato.
Bico do Papagaio
Um dos mais famosos pontos turísticos de Itajaí, o Bico do Papagaio em formato de cabeça do pássaro que ganhou esse formato após a explosão feita durante as etapas de construção da estrada próxima.
Com mais de 4 metros de altura, esse local se tornou o mais visitados por turistas e pessoas que querem fazer fotografias da paisagem e da rocha.
Apresentamos nesse post as 4 melhores praias de Itajaí, além de inúmeros outros atrativos que a cidade possui para o lazer tanto do visitante como também dos seus moradores.