Melhores trilhas de Itajaí
Essa cidade que fica no litoral de Santa Catarina, costuma atrair muitos turistas por conta de suas praias maravilhosas, mas não é só isso, nesse post você vai conhecer as melhores trilhas de Itajaí e o seu nível de dificuldade.
Se você gosta de adrenalina em meio ao ar livre, não perca tempo e conheça as mais interessantes trilhas para fazer com amigos e família.
Melhores Trilhas em Itajaí
Segue abaixo algumas das melhores trilhas em Itajaí para que você possa conhecer e entender qual é a mais adequada para sua realidade.
Costa Verde e Mar – Itajaí a Piçarras
Excelente trilha para quem tá começando na bike, uma vez que seu trajeto é bem tranquilo e curto, tendo apenas 1 subida mais intensa, vale a pena pelo visual.
Há um ponto em que os aventureiros têm que atravessar de balsa, entre Itajaí e Navegantes, mas o custo é em conta e a aventura vale a pena.
Molhes da Barra da Praia da Atalaia
Para quem quer algo bem mais leve, uma caminhada no Molhes da Barra é uma excelente opção, uma vez que só é possível passear pelo local a pé.
Além de uma boa caminha de cerca de 800 metros, é possível no fim do trajeto observar alguns navios entrando e saindo do porto, o que é algo bastante interessante também.
Para quem vai encarar a caminhada, no fim do percurso você terá uma excelente surpresa, um pequeno mas interessante farol, e gaivotas que passeiam pelo local.
Muito frequentado por turistas e também moradores de Itajaí, o molhes da barra é uma excelente alternativa para quem quer passear com toda família, independente de idade, seja crianças ou idosos.
Parque Natural Municipal do Atalaia
Nesse parque também é possível fazer uma incrível trilha a pé com 600 metros de subida logo no início que depois se divide em duas trilhas sendo que o destino final fica em cada mirante.
Se você pegar o caminho à esquerda, terá mais 600 metros pela frente até chegar ao mirante Água, onde você poderá encontrar um deck de observação.
No caminho à direita, você percorrerá cerca de 550 metros até o mirante Ar, onde praticantes de parapente costumam saltar e você poderá apreciar toda a praia do Atalaia e observar os navios entrando e saindo do rio Itajaí-Açu.
O que Itajaí pode oferecer para os seus visitantes?
Além das interessantes trilhas, a cidade de Itajaí tem outros atrativos que poderão agradar visitantes de todos os gostos e idades.
Diante disso, separamos alguns atrativos de Itajaí para que você possa conhecer e incluir no seu roteiro de viagens.
Antes de tudo, é importante ressaltar que Itajaí se tornou bastante conhecida por ficar bem próxima do Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina.
Mas não só por isso, como também por conta dos seus interessantes pontos turísticos e praias extraordinárias que você conhecerá logo abaixo.
Píer Turístico de Itajaí
O píer de Itajaí, é o único píer turístico do Brasil, e por esse motivo, você não deve deixar de visita-lo caso vá a Itajaí.
Esse píer é o principal ponto de apoio do litoral de Santa Catarina, uma vez que passa inúmeros navios e cruzeiros constantemente.
Museu Histórico de Itajaí
O Museu Histórico de Itajaí fica no Palácio Marcos Konder, um edifício com arquitetura Art nouveu datado do início do século 20 que se destaca no centro da cidade.
O Palácio é um edifício bastante preservado, e nele se encontra uma relevante coleção de mais de 2 mil peças que contam a história de Itajaí, seja através de documentos, rádios antigos, fotografias, e até mesmo uniformes militares.
Essa é uma ótima alternativa de passeio cultural, pois além de ser bastante interessante, a entrada é gratuita.
Morro da Cruz
Esse é um dos melhores lugares para se ter uma vista panorâmica da cidade, uma vez que o mirante fica a cerca de 170 metros de altura. O Morro da Cruz tem esse nome por conta da enorme cruz instalada nos anos 80.
Do alto, é possível também avistar o encontro do rio com o mar, além de comtemplar algumas cidades próximas.
No alto do mirante ainda é possível apreciar pratos de um restaurante e apreciar uma espetacular vista.
Mercado Público Municipal
Instalado em um casarão do ano de 1927, o Mercado Público é uma ótima parada para quem quer conhecer um pouco mais dos produtos regionais e artesanatos da cidade.
É possível comprar inúmeras lembrancinhas e outras mercadorias no espaço, além de apreciar a culinárias de excelentes restaurantes que fazem parte do lugar.
Bico do Papagaio
Essa rocha que tem o formato de cabeça de papagaio por conta de uma explosão no processo de construção da estrada também faz muito sucesso com os seus visitantes.
Para quem ama registrar os momentos das viagens, esse é um excelente lugar para fazer fotografias interessantes e apreciar a paisagem.
Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento
Tendo o início de sua construção em 1941 e sua conclusão em 1955, essa Igreja de arquitetura neogótica também é um lugar que vale a pena visitar, principalmente por aqueles turistas que gostam de construções religiosas.
Decoradas com enormes murais e obradas de artes de artistas renomados da Itália, para quem gosta de apreciar uma arquitetura única, vale a pena fazer uma visita na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento.
Melhor época para visitar Itajaí
Isso depende muito da sua intenção e de como você quer aproveitar a cidade, se você quer ir em alta ou baixa temporada, entre outros fatores.
Por exemplo, de dezembro a fevereiro o calor pode chegar até os 28°C, e por mais que seja comum ocorrer chuvas nesse período, a cidade fica bastante movimentada.
Isso pelo fato de que nessa época ocorre tanto o Réveillon, como também o Carnaval, e a cidade recebe turistas de várias partes do Brasil e do mundo.
Se você prefere viajar em baixa temporada, o período mais adequado é entre abril a maio e também nos meses de setembro e outubro.
Já se você quer ir para a cidade no inverno, é importante que você tenha consciência de que as temperaturas ficam abaixo de 20°C, por isso vale a pena analisar e ver qual é a época mais adequada para você viajar.
Melhores Praias de Itajaí
Além de pontos turísticos maravilhosos, a cidade de Itajaí conta com excelentes praias, como por exemplo a do Atalaia que fica a cerca de 5 km do centro da cidade e é muito popular entre os sufistas e praticantes do voo livre.
Outra praia maravilhosa é a de Cabeçudas, que possui uma infraestrutura completas com restaurantes e quiosques, sendo ela um excelente lugar para quem vai viajar com a família.
A praia da Solidão, ou como também é conhecida, praia do Morcego, é uma pequena praia entre morros que estão cobertos por Mata Atlântica com uma beleza extraordinária e que quase não é explorada.
E por fim, temos a praia do Jeremias que possui um mar calmo com águas transparentes, onde está localizado outro ponto turístico que já mencionamos nesse post, o Bico do Papagaio.
Nesse post você conheceu as melhores trilhas de Itajaí, assim como outros pontos turístico e praias maravilhosas desse município.